GreenPeace

GreenPeace

sábado, 23 de outubro de 2010

hide ~ Hideto Matsumoto [Agra eu sei o signifikado d viver para sempre..]

hide - Hideto Matsumoto 
(松本 秀人 Matsumoto Hideto) 


Foi um músico japonês mais conhecido por hide (a pronúncia correcta é: "ri.dê" ou "hee.day" e o seu nome artístico é sempre escrito em minúsculas)
Foi o ícone da revolução da música japonesa dos anos 90 e o mascote da banda X Japan. Ficou também conhecido pelo seu visual.
Nasceu em Yokosuka, na província de KanagawaJapão, no dia 13 de Dezembro de 1964, e faleceu a 2 de Maio de1998, em TokyoJapão, com 33 anos. hide.

X Japan (1987-1997)

Em 1987, quando já estava formado e exercendo a profissão de esteticista, recebeu um convite de Yoshiki Hayashi para fazer parte de sua banda, na altura chamada X.
hide aceitou o convite que o levou definitivamente ao cenário musical. Então surgiu a formação mais conhecida da banda X, com ele e Pata nas guitarras, Yoshiki na bateria e no piano, Taiji no baixo e Toshi como vocalista.
A banda lançou o primeiro álbum Vanishing Vision pelo selo independente de Yoshiki: a Extasy Records. X se tornou a primeira banda independente de Heavy Metal do Japão a entrar para os rankings oficiais, quebrando a hegemonia dos músicos pop da época. São também considerados os fundadores do famoso e crescente movimento Visual Kei.
Em 1992 a banda mudou de nome para X Japan, pois já existia uma banda californiana chamada X.
Após o lançamento do álbum Art of Life, os membros da banda afastaram-se durante algum tempo, cada um trabalhando em projetos solo. Por essa altura, todos eles deixaram de lado o estilo Visual Kei, optando por uma imagem mais simples e própria, sem maquiagem, roupas ou atitudes extravagantes. Matsumoto foi uma exceção, mantendo o seu famoso cabelo cor-de-rosa fluorescente e suas roupas e guitarras coloridas, desenhadas pelo próprio.



A Morte de hide


Baixe o Video: 



No dia 2 de maio de 1998hide foi encontrado morto em seu apartamento. A imprensa enfatizou como suicídio, mas foi provado que foi um acidente.

A imprensa destacou o caso como suicídio, mas a versão oficial diz que foi um infeliz acidente. A versão oficial diz que foi encontrada uma alta porcentagem de álcool no seu sangue, o que provavelmente o fez perder os sentidos logo após o banho. A toalha que tinha à volta do pescoço prendeu-se na maçaneta da porta e assim, permaneceu.
Foi socorrido imediatamente, mas, por falta de oxigênio no sangue, faleceu na ambulância a caminho do hospital.
Dado ao carácter misterioso da sua morte, muitas hipóteses se levantam, entre elas o assassinato ou a possibilidade de Matsumoto sofrer de depressão.
O funeral foi seguído por uma multidão e teve a presença de integrantes de várias bandas. O X Japan tocou a música "Forever Love" no funeral.
No mesmo evento, Yoshiki proferiu um pequeno discurso direcionado aos fãs, no qual apelava para que o deixassem dormir eternamente, em paz. Estava visivelmente perturbado e practicamente não conseguía segurar o papel por onde leu, em parte;
Então, no dia 4 de maio, às 6 da manhã, os quatro membros restantes do já extinto X JAPAN deram uma entrevista coletiva para a imprensa, na qual Yoshiki disse o seguinte:
"Agora, eu estou muito chocado com sua morte súbita. Eu ainda não posso acreditar. Ele está dormindo com um rosto muito bonito. Eu tentei acordá-lo de novo e de novo, mas ele ainda está dormindo. hide era a pessoa mais calma de nossa banda. Era sempre hide quem dava calma e conselhos cuidadosos para mim, que tinha pouco controle e agia impulsivamente, mesmo que eu fosse um líder. Claro, ele às vezes perdia o controle quando estava sob muita pressão. Contudo, ele sempre me ligava em casos assim. Nós conversávamos sobre tudo; sobre nossa banda, música, amigos, vida, fãs. Às vezes, ele era como meu irmão mais velho, e às vezes, como um irmão mais novo. Algumas vezes, nós bebíamos e brigávamos, mas ele sempre dizia algo como: 'Yoshiki, o que eu fiz ontem? Desculpe, eu não lembro de nada.' no dia seguinte. Entretanto, ele adormeceu sem dizer nada. Todos os seus fãs, e todos os seus amigos, eu acho que todos estão confusos agora. Eu mesmo não consigo expressar o quanto triste eu estou. Mas nós temos que aceitar o fato firmemente porque não podemos mudar nada. Agora, todos, incluindo seus pais, estão tentando superar essa tragédia. Nós, X JAPAN, estamos tentando também. Então, por favor, todos os seus fãs, tentem também. Por favor, despeçam-se de hide, que sempre nos ajudou e nos deu apoio, de uma maneira maravilhosa. Por favor, enviem-no calorosamente para o Céu."
Yoshiki
Yoshiki ficou em depressão por três anos após a morte de hide e recentemente afirmou que não conseguiria ter superado a perda de seu amigo sem a ajuda dos fãs.

Existiu um museu, em Yokosuka, chamado de Hide Museum, que abriu em 2000 e foi destruído em 2006. Lá estavam expostos muitos dos itens pessoais de hide, como roupas, brinquedos, posters, guitarras, fotografias, desenhos, peluches entre outros.
Muitas porções das obras de Matsumoto estão ainda a ser publicadas bem reformuladas, alteradas e adaptadas por outros músicos.
Além de músico, hide colaborava com instituições de caridade e era conhecido pela sua simpatia para com os fãs. Consta que doou parte da sua medula óssea a uma fã que sofria de leucemia em estado terminal e tornou-se seu amigo, apresentando-a aos outros membros da banda e oferecendo-lhe bilhetes para os seus concertos.
Ficheiro:Hidemuseumoctober2003.jpg

Discografia

Álbums

  • Hide Your Face (1994)
  • Psyence (1996)
  • Ja, Zoo (1998)
  • hide TRIBUTE SPIRITS (1999)
  • 3.2.1 (1998 com Zilch)
  • hide SINGLES—Junk Story (2002)
  • KING OF PSYBORG ROCK STAR (2004)


Singles


Filmografia

  • Tokyo Pop (1988, com os outros membros do X Japan)
  • Seth et Holth (1993, com TUSK)




Já se passaram dez anos desde o falecimento de hide, e o JaME conseguiu obter comentários de muitos artistas diferentes a respeito do famoso, carismático e sempre inspirador guitarrista
Dez anos atrás a indústria musical japonesa tragicamente perdia um de seus mais influentes músicos do cenário. Mesmo com o decorrer dos anos e da contínua evolução da música Japonesa, a memória o espírito e a influência de hide permanece viva dentro daqueles que o conheciam, o admiravam e o respeitavam por sua brilhante personalidade e por todo seu extraordinário talento. 


9GOATS BLACK OUT


Já se passaram dez anos.
Nós respeitamos sua música e o modo como ela continua ecoando dentro daqueles que a ouvem.
Nós éramos do mesmo país, da mesma cena. Para o hide que sempre quebrou fronteiras com suas palavras, nós esperamos que vocês nunca mudem. Nós amamos sua música. Obrigado.


Billy

BAKU 
(Vo): Eu tenho saudades eternas de você. Eu te amo.

Mi-ne 
(G): Ele é um artista que continua influenciando compositores em todos os lugares. Agora eu sei o que significa 'viver para sempre’.

Takuma 
(G): Sua vida deixou pra trás um carisma eterno!

Tsubuku 
(B): Eu comecei uma banda porque te conheci. Muito obrigado.

Hiroshi 
(Bat): Eu percebo o quanto as músicas dele são legais toda vez que eu as ouço. E eu continuarei as ouvindo!


D: Ruiza


hide conseguiu se estabelecer como um guitarrista, um músico e um artista e ainda hoje influencia muitas pessoas. Eu também, como muitos outros, fui influenciado e estimulado por ele de várias formas desde que entrei pro ramo musical. Eu penso que ele mudou totalmente a cena com suas músicas, que transcendem as idades e nunca perdem o brilho, mesmo quando as ouvimos agora. 
Fico feliz por poder sentir as músicas feitas pelo hide.
Eu rezo pela alma de hide do fundo do meu coração.


D'espairsRay


Dez anos se passaram.
Nós temos certeza que tudo que hide nos deixou foi levado a frente por outras bandas. 
Sua influência é tão grande em todos nós, que, não temos como não desejarmos que ele ainda estivesse aqui, vivo, para levar e liderar nosso cenário no exterior, para o resto do mundo. 
Teria sido ótimo ter te conhecido mesmo se fosse só uma vez.
Nós achamos que muitas bandas que foram influenciadas por hide ainda continuarão a aparecer de agora em diante. Por favor continue olhando por aqueles que vieram depois de você, como nós, com carinho, dos céus.


DaizyStripper


Ainda hoje nós podemos nos lembrar perfeitamente de hide aparecendo na TV.
O choque que sentimos quando o vimos daquela vez foi como se eletricidade estivesse correndo por nossos corpos, provavelmente da mesma forma que hide sentiu quando ele acordou para o rock pela primeira vez. 
Nós continuamos aprendendo muito através de suas músicas que mesmo hoje parecem novidades quando as ouvimos; suas idéias e seu estilo nos influenciou do mesmo jeito.
A figura de hide é atraente de muitas formas, e nós o respeitamos profundamente como um músico e como um ser humano, assim como ele era um cara muito legal no palco, mas também uma pessoa muito gentil que era amado por todos. 
Nós gostaríamos de continuar carregando seu amor pela música e cuidar de seus preciosos fãs.
Por favor continue olhando atentamente para nós do DaizyStripper.


DEATHGAZE: Naoto


Eu comecei a tocar guitarra depois de ter visto o hide! Ele nunca vai desaparecer! Muito obrigado por sua música e por ter sido um grande guitarrista.


DuelJewel: Shun

Quando eu comecei a tocar guitarra, conseguir tocar algo do X JAPAN dava um verdadeiro status para qualquer guitarrista.
hide teve uma enorme influência em todos nós; Eu realmente não consigo explicar.
Eu vou me esforçar muito para continuar o que hide me ajudou a criar como um artista do mesmo cenário.


O JaME gostaria de agradecer a todos que ajudaram a tornar esse artigo possível.
12 anos da morte de hideImprimir


 

Já passou mais de uma década e os fãs continuam homenageando o guitarrista do X Japanhide, que faleceu no dia 02 de maio de 1998. Em evento ocorrido no último domingo, dia 02 de maio, no templo budista Tsukiji Hongwanji, em Tóquio, foi registrada a presença de 35 mil pessoas vindas de diversas regiões do Japão para o memorial. A homenagem também contou com uma cerimônia privada para os parentes e amigos mais próximos do músico.
 
As homenagens dedicadas a sua memória não são inéditas e como exemplo podemos citar o Hide Museum, em Yokosuka, Japão, que contava com objetos pessoais do músico em exposição constante como roupas, guitarras e fotos. O museu foi aberto em 2000, mas só funcionou até 2006.
 
Hideto Matsumoto, mais conhecido como hide, participou de uma das bandas precursoras do visual kei e foi encontrado morto no seu apartamento após uma noite de bebedeira. O guitarrista estava enforcado com uma toalha amarrada na fechadura da porta do próprio quarto. O caso foi classificado como suicídio. Apesar da fatalidade, o músico continua sendo lembrado e homenageado pelos fãs e integrantes do X Japan que o consideram como um eterno amigo e eterno membro da banda.







Veja mais fotos:


Hide, 

Nós te admiramos
Nos te amamos
Para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário